

O lipedema é uma doença que passou a ser mais diagnosticada nos dias atuais e vem sendo cada vez mais estudada. Antigamente era confundida com obesidade ou ainda como um problema de origem étnica (ouvia-se muito frases como: “ela tem as pernas grossas porque é descendente de italiano”). É uma doença crônica que leva ao acúmulo progressivo e anormal de gordura em certas regiões do corpo, principalmente nas pernas (tornozelo, joelhos e coxa).
A causa ainda não é bem definida, mas tem relação com hormônios e inflamação (parece ter alguma predisposição genética) e atinge principalmente as mulheres.
Os principais sintomas são: acúmulo de gordura desde o quadril até o joelho ou tornozelos, que costuma estar associado a aumento de sensibilidade na pele com dor ao toque. Além disso, pode haver inchaço, perda de elasticidade da pele e manchas roxas com frequência sem ter batido a perna.
O diagnóstico é clínico através das características da história e exame físico, mas pode ser completado com exames para avaliar doenças associadas.

É uma doença que não tem um tratamento definitivo e com eficácia comprovada, mas algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas:
Nos casos mais graves da doença, pode ser avaliado o benefício de lipoaspiração por um cirurgião plástico especializado.