

Cirurgia Endovascular é a subespecialidade da Cirurgia Vascular a qual trata as doenças vasculares por dentro dos vasos, de forma minimamente invasiva. Nesta técnica são realizadas punções ou pequenas incisões na pele por onde entram cateteres fios guias e outros dispositivos para tratamento da doença em questão (balões, stents, endopróteses, etc). Dessa forma, para se tratar um vaso no tórax, pescoço, abdômen ou membros, realiza-se a punção do vaso à distância, usualmente na virilha ou no braço. Todo o trajeto é percorrido por dentro dos vasos, e o posicionamento dos dispositivos é realizado com auxílio de um aparelho de escopia (aparelho de Raio-X específico).
Tanto doenças venosas quanto arteriais podem ser tratadas através da Cirurgia Endovascular. No entanto cada caso deve ser estudado separadamente. Para várias doenças a Cirurgia Endovascular é a primeira opção de tratamento.
Dentre as doenças arteriais, destacam-se o tratamento de:
– Aneurisma da aorta
– Outros aneurismas (de artérias poplítea, subclávia, artérias viscerais)
– Doença arterial periférica
– Obstruções de carótidas
– Obstruções de artérias viscerais (renais, mesentérica, tronco celíaco, etc)
Dentre as doenças venosas, destacam-se os seguintes tratamentos:
– Insuficiência de safena em pacientes com varizes através do Laser ou da Radiofrequência
– Compressões venosas pélvicas, como Síndrome de Cockett
– Insuficiência de veias gonadais e varizes pélvicas
– Trombose venosa profunda de indicação cirúrgica
– Obstruções em fístulas arterio-venosas para diálise
A principal vantagem da Cirurgia Endovascular é minimizar a agressividade cirúrgica, uma vez que não são realizadas grandes incisões. É possível diminuir o tempo da cirurgia, reduzir o tempo de internação e contar com um tempo de recuperação pós-operatória mais rápido. Assim, a técnica favorece um retorno mais rápido às atividades habituais. Somos especialistas nesta técnica minimamente invasiva.