Aneurismas da aorta
fevereiro 11, 2022
Obstrução arterial dos membros
fevereiro 11, 2022

Aneurismas das artérias viscerais

Para entendermos o que são os aneurismas das artérias viscerais, primeiro precisamos entender duas coisas: o que é um aneurisma e o que são as artérias viscerais. O aneurisma é uma dilatação de qualquer artéria (maior que 50% do diâmetro normal). As artérias viscerais são os vasos que levam o sangue para irrigar os órgãos abdominais (rins, fígado, baço, intestino, estômago e pâncreas).

A incidência desse tipo de aneurisma varia 1,5 a 3% na literatura, sendo o mais comum o de artéria esplênica (artéria do baço), seguido das artérias renais e hepáticas. Apesar de relativamente incomuns, necessitam de atenção devido o risco de rotura, que é um evento muito grave.

Entre as causas, a principal é a displásica (especialmente a displasia fibromuscular), seguido de trauma, aneurisma micótico (infeccioso, sendo a maioria por embolização), degeneração ateromatosa, iatrogenia, degeneração pós-dissecção isoladas de artérias viscerais, entre outras.

A maioria dos casos não apresentam sintomas e são descobertos após a realização de exames de imagem por outros motivos. Quando há sintomas, pode haver dor abdominal que pode ser confundida com outras causas de desconforto abdominal. Nesses casos é necessária uma avaliação de urgência, pois pode ter havido ruptura do aneurisma.

Geralmente, como já foi dito, esses aneurismas são diagnosticados incidentalmente ao realizar ultrassom ou tomografia computadorizada abdominal por outros motivos. Mas na suspeita, pode ser solicitado um ultrassom Doppler para o diagnóstico que pode ser complementado com uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética para melhor definição e planejamento do tratamento.

O tratamento vai depender do tamanho do aneurisma e de qual artéria está acometida. Os menores podem ser acompanhados clinicamente e os que ultrapassam o tamanho limite (a partir do qual o risco de ruptura é alto) são tratados com cirurgia. A cirurgia pode ser feita de duas maneiras dependendo das características do aneurisma e local de acometimento: endovascular, que é a técnica mais utilizada na atualidade, na qual é feita uma punção na artéria da virilha e/ou do braço, por onde passa todo o material necessário para a cirurgia; ou aberta, na qual é realizado um corte na barriga para acessar a artéria e tratá-la.

fale conosco