Doença das carótidas
fevereiro 11, 2022
Acessos para hemodiálise (fístulas e cateter permicath)
fevereiro 11, 2022

Cateteres de longa permanência (portocath e outros)

Cateteres de longa permanência são dispositivos semelhantes a um “tubinho” bem fino e longo que normalmente ficam com a ponta em uma veia próximo ao coração, que servem para administração de medicamentos, diálise e coleta de sangue. Diferentemente dos cateteres periféricos que duram poucos dias, esses catetetes tem uma grande durabilidade.

Eles podem ser implantados através de uma punção (furinho com agulha) em veias do pescoço ou ainda por uma veia do braço (no caso dos cateteres de PICC).

Pacientes com internação prolongada, com necessidade de uso de medicações endovenosas e coletas de sangue diária se beneficiam do uso dos cateteres de longa permanência. Isto porque o acesso periférico comum pode levar a flebites, além de correr o risco de perda frequente do acesso, o que requer repetidas punções. Além disso, pacientes com acesso periférico e que necessitam de coletas de sangue diariamente, sofrem com dor e hematoma local.

Um dos cateteres de longa permanência é o port-a-cath, o qual é indicado para pacientes que necessitam de quimioterapia. É um cateter totalmente implantável, ou seja, nenhum de suas partes ficam para fora da pele e o paciente pode mantê-lo meses ou até anos. As medicações da quimioterapia, devido às infusões repetidas, podem lesar os vasos finos dos braços, levando a perda de acessos, além do risco de perda do acesso no meio da quimioterapia e da necessidade de múltiplas punções, por vezes diárias para o tratamento.

Pacientes que necessitam de diálise também acabam fazendo uso de cateteres de longa permanência: cateter permicath Os cateteres de longa permanência permitem um acesso por tempo prolongado (meses ou anos) para esses pacientes.

Existem vários tipos diferentes de cateteres, cada um indicado para um propósito diferente e são implantados pelo cirurgião vascular. O procedimento é realizado no centro cirúrgico, com anestesia local ou sedação leve e se o paciente não estiver internado, pode ter alta no mesmo dia.

Situações que indicam o uso de cateter de longa permanência:

  • Uso de antibiótico endovenoso prolongado (cateter de PICC)
  • Quimioterapia (cateter de port-a-cath)
  • Hemodiálise (cateter de permcath)
  • Nutrição parenteral (cateter de Hickman)
  • Plasmaférese
  • Entre outros
fale conosco