Cirurgia Endovascular
fevereiro 11, 2022
Trombose-venosa-profunda
Trombose venosa profunda
fevereiro 11, 2022

Escleroterapia para vasinhos

A escleroterapia nada mais é do que a famosa “aplicação” ou “secagem de vasinhos”. Ela é um tratamento feito em consultório, no qual é feita a injeção de medicamentos no interior dos vasos através de microagulhas, que vão irritar a parede interna dos vasos e fazer com que eles se fechem e desapareçam. É indicada para o tratamento dos vasinhos (telangectasias) e veias reticulares que são veias mais profundas e um pouco maiores que os vasinhos, mas menores do que as varizes e que muitas vezes nutrem as teleangectasias.

Normalmente, são necessárias algumas sessões para que se complete o tratamento e o número vai variar dependendo de cada caso. O resultado não é notado de imediato após cada sessão e demora algumas semanas para que o vaso se feche por completo, ou pelo menos diminua seu tamanho. O intervalo entre as sessões costuma ser de 1 semana a 10 dias para dar tempo de a reação inflamatória melhorar antes da nova sessão. Esse intervalo é importante para evitar uma complicação que são as manchas avermelhadas com teleangectasias finíssimas que podem aparecer como reação do corpo a agressões repetidas no mesmo local com curto intervalo de tempo.

Existem no Brasil algumas medicações que podem ser utilizadas, mas as mais comuns são a glicose 75% e o polidocanol. A escolha entre eles vai depender basicamente do tipo e tamanho desse vaso, tipo de pele do paciente e os resultados com tratamentos prévios e, por isso, é necessária uma avaliação clínica para decidir qual o melhor tratamento para cada paciente antes de agendar o procedimento.

Em relação aos cuidados após a escleroterapia, deve-se evitar ao máximo exposição ao sol para reduzir o risco de manchas na pele. Esse tratamento não necessita de repouso.

 

 

fale conosco